Geografia de Cuba

"Nunca tan hermosa cosa vide, lleno de árboles, todo cercado el río, hermosos y verdes y diversos de los nuestros, con flores y con su fruto, cada uno de su manera." disse Cristóvão Colombo em 27 de outubro de 1492, quando descobriu Cuba.

A república de Cuba é um arquipélago constituído pela Ilha de Cuba, a Ilha da Juventude e por mais 4.195 pequenas ilhas. Tem uma superfície total de 110.922 km² e está situada na entrada do Golfo do México, no mar do Caribe. É a sétima maior ilha do mundo. Sua capital é Havana.

Cuba foi colônia espanhola até 1898, quando conseguiu a separação, ratificada pelo Tratado de Paris. Após três anos e meio de domínio do exército americano, tornou-se independente em 1902.

As terras mais próximas a Cuba são: o Haiti, ao leste, a 77 km; a península de Yucatán (México), a oeste, a 210 km; a península da Flórida (EUA), ao norte, a 180 km e a Jamaica, ao sul, a 140 km. O fuso horário da ilha é menos uma hora em relação a Brasília.

A maior parte do território cubano é formada por uma fértil planície, apesar da escassez de recursos hídricos. As maiores cadeias montanhosas do país são a Sierra de los Organos, na sua região ocidental, a Sierra del Escambray, no centro do país, e a Sierra Maestra, na região meridional do extremo oriental. O rio Cauto, localizado na região sudeste, é o mais longo do país, com 370 km.

Cerca de 22% do território cubano são áreas de proteção natural, o que proporciona um habitat para as mais variadas espécies animais e vegetais como crocodilos, flamingos e orquídeas.

O clima de Cuba é tropical úmido. O país fica abaixo do Trópico de Câncer e, por sua configuração larga e estreita, recebe a ação dos ventos alísios e das brisas marinhas. Durante o inverno, sofre a influência de massas de ar frio vindas do nordeste. Essas frentes frias são de curta duração e, ao passar, devolvem os dias de sol às ilhas cubanas.

No século XVI os ventos fortes eram aproveitados pelos navegadores para atravessar o Atlântico. Nos meses de agosto e setembro, ocasionalmente, a ilha é atingida por furacões que se formam no sudeste do mar do Caribe com ventos entre 170 e 300 km/h.

A umidade relativa é mais baixa que nos países tropicais típicos. As variações dos termômetros entre o dia e a noite são menos acentuadas nas regiões costeiras do que no interior. A região oriental do país possui clima mais quente que a região ocidental.

A temperatura média de Havana é de 24,6º C. No verão, a temperatura média do país é de 25º C e no inverno 22º C.

Em Cuba só se observam duas estações claramente definidas: a da seca, de novembro a abril, e a de chuva, de maio a outubro. A média anual de precipitação é de 1.375 mm. Durante o período chuvoso é de 1.059 mm e durante o período seco 316 mm. A temperatura das águas costeiras é de 27º C.

A ave nacional de Cuba é o tocororo. Sua plumagem azul, verde, vermelha, branca e preta lembra a bandeira do país. A palmeira-real, que pode atingir 30 m de altura, é a árvore símbolo do país.

A população atual - 11 milhões de habitantes - é composta, basicamente, de duas etnias: a dos imigrantes espanhóis e a que foi introduzida mediante o tráfico de escravos africanos dos séculos XVI a XIX. Também existe um componente asiático, principalmente da China, como resultado das imigrações estimuladas pelos espanhóis para suprimir o trabalho escravo.

Política e administrativamente, Cuba está dividida em 14 províncias, 169 municípios e um município especial. As províncias são, de oeste a leste: Pinar del Río, La Habana, Ciudad de la Habana, Matanzas, Villa Clara, Cienfuegos, Santi Spíritus, Ciego de Avila, Camaguey, Las Tunas, Holguín, Granma, Santiago de Cuba e Guantánamo. O município especial é a Isla de la Juventud, ao sul.

O idioma oficial de Cuba é o espanhol. A maioria da população, 49%, é cristã, divididos entre católicos e protestantes. Cinqüenta e sete por cento não têm religião e 0,2% têm outras religiões. Apenas 6% da população é analfabeta.

Milhares de turistas são atraídos todos os anos pelas belezas naturais da ilha e pela história cubana. Além do turismo, a economia é movimentada pela produção de açúcar, tabaco, café e produtos medicinais.