ICAIC

Criado apenas 83 dias após o triunfo da Revolução cubana, o Instituto Cubano de Arte y Industria Cinematográficos (ICAIC), é um dos símbolos da preocupação do governo cubano com a cultura artística.

Na primeira fase, as duas preocupações básicas do ICAIC eram: preparar produtores e técnicos e promover o desenvolvimento de um público cinematográfico mais informado e culto.

Para viabilizar o primeiro objetivo foram necessários grandes investimentos financeiros. Já o segundo, de longo prazo, foi possível graças à criação de novas salas de exibição, mostras de filmes estrangeiros e promoção da cultura cinematográfica.

Em 1976, o instituto foi incorporado ao recém-criado Ministério da Cultura.

O Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano do ICAIC é o evento mais importante do ano na região. Em 2001 será a vigésima segunda edição do festival que abriga produtores de diversos países.

No edifício do ICAIC estão as sedes da Federación Nacional de Cines Clubes e da Asociación Cubana de la Prensa Cinematográfica.

Com mais de 42 anos de experiência, a produtora do ICAIC é uma fonte de referência para a produção cinematográfica latinoamericana. Sua equipe técnica e artística é considerada extremamente qualificada e a tecnologia é de ponta. Devido a sua infraestrutura, consegue uma boa relação custo/benefício.

As instituições que integram o ICAIC são:
*Cinemateca de Cuba
*Centro de Información Cinematográfica
*Productora Cinematográfica ICAIC
*Estudios Cinematográficos I y II del ICAIC
*Distribuidora Internacional de Películas
*Distribuidora Nacional
*Cines de Ensayo