Editoras do Instituto Cubano do Livro

Dedicada a crianças e jovens, a editora Gente Nueva tem mais de 2000 títulos publicados e mais de 132 milhões de exemplares impressos. Além dos autores cubanos, que têm prioridade na editora, a Gente Nova publica escritores infanto-juvenis de projeção internacional, como os Irmãos Andersen, Lewis Carroll, Júlio Verne entre outros. Fundada há mais de trinta anos, a editora conta com um grande time de ilustradores, como Muñoz Bach, Posada, Bladimir González, Enrique Martínez entre outros. Outra editora importante em Cuba é a José Martí. O selo tem como objetivo promover a literatura cubana em outras línguas. Desde 1996 a editora divulga suas edições em mercados da Europa e da América Latina.

Já a Arte e Literatura visa levar as obras mais importantes da literatura universal para Cuba, com ênfase nas traduções de obras africanas e asiáticas. Outra cultura valorizada pela editora é a do Leste Europeu, que ainda é pouco divulgada na Ilha.

Fundada em 1977, a Letras Cubanas é uma das maiores editoras do Instituto Cubano do Livro. Com cerca de 2000 título publicados, a editora enfatiza tanto a história (colonial e contemporânea) quanto obras de ficção de todos os gêneros.

A área de Ciências Sociais da Nuevo Milenio tem mais de três milhões de títulos especializados. Economia, política, folclore, filosofia, biografias, lingüística e etnologia são algumas de suas áreas de atuação.

A área de ciências exatas da Nuevo Milenio está representada pela editora Científico-Tecnico. Suas publicações cobrem o nível superior e a divulgação científica para a população em geral. Medicina, biologia, química, física e matemática são as principais áreas da editora. Ambas foram fundadas em 1967.

Outras grandes editoras de Cuba são a Simar, a Oficina de Publicaciones e a Oriente.