Bandeira

A bandeira de Cuba foi hasteada pela primeira vez em 1850 na cidade de Cardenas, província de Matanzas, quando um grupo de revoltosos rebelou-se contra o poder colonial espanhol. Simples e harmônica, a bandeira combina três cores: branco, azul e vermelho. As três listras azuis representam os três departamentos em que o país estava dividido, as duas brancas o ideal independentista, o triângulo vermelho a igualdade, liberdade e fraternidade e a estrela branca é o símbolo da liberdade.

Escudo

Com a configuração de uma adarga - objeto de couro de forma ovalada que serve para defender-se cobrindo o corpo - o escudo de Cuba representa o sol nascente de uma nova nação. No campo superior aparece uma chave dourada que simboliza a posição-chave de Cuba entre as duas Américas, à entrada do Golfo do México. As cinco listras de cores azul e branco do escudo aludem aos cinco departamentos em que Cuba estava dividida durante a colonização. A palma real é o símbolo da fidalguia.

Hino Nacional de Cuba

Foi o patriota Perucho Figueredo quem compôs, em 1867, a música do hino nacional de Cuba. Mais tarde, em 1868, quando as tropas independentistas tomaram Bayamo, o próprio Figueredo escreveu a letra:

"Al combate corred, bayameses
que la patria os contempla orgullosa
no temáis una muerte gloriosa
que morir por la Patria es vivir.
En cadenas vivir es vivir
en afrenta y oprobios sumidos
Del clarín escuchad el sonido
a las armas valientes, corred"